Musicalização infantil: o que é, como aplicar e quais benefícios?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Se tem música, a criançada já anima! E a musicalização infantil é um tipo de abordagem na educação que pode atrair ainda mais a atenção dos pequeninos. 

| + Encontre bolsas de estudos do ensino infantil ao ensino médio 

É possível abordar a musicalização infantil de diversas formas: a partir do ritmo, letra, expressão corporal (como a dança), instrumentos e cantorias. Além disso, são trabalhadas as habilidades motoras, cognitivas, intelectuais, sociais e sensoriais das crianças. 

O que é musicalização infantil?

Na educação, a musicalização infantil é um tipo de abordagem lúdica que introduz a linguagem musical para as crianças. A metodologia não se restringe apenas a ensinar música de um jeito técnico, mas sim de inseri-la na vida dos pequenos de forma participativa. 

A melodia, ritmo, timbre, harmonia e expressão sonora são elementos explorados. Desde bebês, até crianças mais velhas, aprimoram o conhecimento musical e apreciam os sons conforme as atividades propostas. 

Os benefícios da musicalização na educação infantil 

A musicalização na educação infantil estimula a coordenação motora fina e grossa, já que além das técnicas aplicadas aos instrumentos, os pequenos também batem palmas, dançam e acompanham ritmos. 

O desenvolvimento sensorial, cognitivo e emocional também é ampliado, além da criatividade, socialização e autoexpressão serem trabalhadas. A música permite que as crianças criem uma nova forma de se comunicarem com o meio ao redor. 

Veja também: + 10 músicas infantis em inglês para seu filho treinar
Espanhol para crianças: 10 músicas para elas aprenderem a língua

Como trabalhar a musicalização em casa?

A musicalização infantil pode ser aplicada por meio de diversas atividades. Vamos ver, a seguir, como ela pode ser feita em casa:

1) Crie um espaço musical 

Seja no quarto da criança ou em outro cantinho da casa, personalize o ambiente com elementos que remetem à música, por exemplo notas musicais em papel EVA. Os instrumentos musicais também podem ser guardados aí, além das brincadeiras musicais serem realizadas nesse espaço.

2) Introduza instrumentos musicais na rotina 

Mesmo que não seja possível inserir a criança em aulas de música, nada impede de dar a ela algum instrumento ou até mesmo criar algum, por meio de outros objetos. Por exemplo, com um balde você já cria um instrumentos de percussão simples. Isso já vira uma brincadeira para os pequenos! 

+ Encontre uma escola que tenha atividades musicais para seu filho

3) Faça uma lista de musicais infantis 

Que tal sempre adicionar um filme de musical para assistir com seu filho? Seja em casa ou no cinema, o musical traz novas perspectivas sobre a música, como a atuação, dança e até a fantasia. 

Veja também: + Divertida Mente 2: o que podemos esperar do filme?

4) Escutem músicas juntos 

Todo adulto tem, na memória afetiva, pelo menos uma música que os pais costumavam ouvir no passado. Marque a infância da sua criança com suas músicas preferidas e apresente os diversos estilos musicais para ela. Fale sobre, mostre os tipos de danças, as origens, entre outras curiosidades. 

5) Não se esqueça das brincadeiras personalizadas 

Para reforçar a musicalização infantil, faça adaptações nas brincadeiras mais comuns e introduza a música nelas. Sugestões: esconde-esconde musical, onde você irá esconder um brinquedo que faça barulho e a criança deverá achar; ou estátua, em que a criança deve ficar parada quando a música for pausada. 

Além disso, outras atividades que podem ser feitas são:

  • Contação de histórias musicais, 

  • Cantigas de roda, 

  • Apresentações teatrais ou de fantoches.

6) Faça um karaokê

Criar melodias ou alterar letras de músicas que já existem é uma forma de desafiar a criançada e incentivar a criatividade. Deixe a cantoria rolar solta, como por exemplo, em uma  tarde de karaokê em casa..

Agora ficou mais fácil de aplicar a musicalização infantil na rotina do seu pequeno! Não deixe de tentar as opções acima e de acompanhar de perto os benefícios da área na educação escolar.